sábado, 23 de agosto de 2008

Cenas 20 e 21

CENA 20

Astrobaldo está largado em um banco de praça segurando uma garrafa de aguardente.

No chão estão caídas outras duas garrafas de aguardente vazias.

Astrobaldo está pensativo. De vez em quando toma goles da bebida. Um homem desconhecido senta ao lado dele, sem ter nada nas mãos. Toca no ombro de Astrobaldo.

HOMEM DESCONHECIDO
Dia difícil, hem rapaz...
ASTROBALDO
(extrema embriaguez, fala com dificuldade de articular as palavras)
Quem é você?
HOMEM DESCONHECIDO
Apenas um amigo.
ASTROBALDO
Amigo um carag-lhi-o. Nunca vi mais gordo...
HOMEM DESCONHECIDO
Muitos rostos cruzam por você todos os dias. Você deveria prestar mais atenção nestas pessoas...
ASTROBALDO
Ninguém presta atenção em desconhecidos.
HOMEM DESCONHECIDO
Mas isto não quer dizer que um desconhecido nunca preste atenção em você!
ASTROBALDO
Eu tô me lixando. Tõ nem ai, véio, nem aí. Quero que vão todos se ffff...oo-der.
HOMEM DESCONHECIDO
(Acha graça da reação de Astrobaldo. Ri descontraído)
Você está apenas estressado.
ASTROBALDO
Cê nãum tem o q fazer naum? me deixa em paz!
HOMEM DESCONHECIDO
Conversar não é fazer alguma coisa? (pausa) Olha, eu vim te ajudar...
ASTROBALDO
(pega na camisa do desconhecido, aproxima o rosto do rosto dele. O desconhecido permanece onde está)
Você é maluco? por acaso tá bêbado? acha que eu sou abestalhado?
HOMEM DESCONHECIDO
(pega na nuca de Astrobaldo, aproxima-se e fala olho no olho, com convicção, voz firme, de imposição)
Sei que você pode ser melhor do que o Lord da Guitarra, basta que alguém acredite em você.

Astrobaldo deita o rosto no peito do desconhecido e começa a chorar. O desconhecido consola Astrobaldo como se fosse um irmão. Astrobaldo para de chorar e volta ao seu lugar. O desconhecido passa o braço por trás de Astrobaldo e põe a mão no ombro dele.

HOMEM DESCONHECIDO
Aquela guitarra não era legal... Não deveria estar preocupado com ela.
ASTROBALDO
Mas eu precisava dela. Não posso aprender a tocar sem ter uma guitarra...

O desconhecido pega uma guitarra que está encostada no banco, ao seu lado. Mostra-a a Astrobaldo.

HOMEM DESCONHECIDO
Talvez goste de ver isto aqui.

Entrega a guitarra a Astrobaldo. Astrobaldo coloca a garrafa de aguardente no chão e pega a guitarra. Analisa com cuidado.

HOMEM DESCONHECIDO
Não vai tocar nada?

Astrobaldo toca algumas notas na guitarra.

Astrobaldo vira-se para falar com o desconhecido. Não há ninguém com ele. Olha para os lados, procurando. Levanta-se (trôpego) com a guitarra nas mãos. Vira-se em 360 graus procurando o desconhecido e não acha ninguém. Olha para a guitarra e começa a tocar uma música que exige muita habilidade técnica. Fica absorto, "viaja" na música e não se preocupa com quem está ao redor. Ele agora toca a última nota.

SEI NÃO
(muita admiração)
Meu irmão, tu toca pra carái!!!!!!
Astrobaldo para de tocar e olha para seu interlocutor.
Sei Não está sentado na grama, pernas recolhidas junto ao corpo e braços ao redor dos joelhos, com Jorge ao lado. Jorge está com o corpo deitado, os cotovelos no chão suspendendo o dorço para poder olhar para Astrobaldo. Ambos estão apenas com a roupa do corpo, e não há nenhum objeto no lugar onde estão.


Astrobaldo não tem nada nas mãos, mas está com os braços e dedos posicionados como se tivesse tocando uma guitarra.

ASTROBALDO
Você gostou da música? é do Lord da Guitarra...
SEI NÃO
Esse cara é de onde?
ASTROBALDO
Nunca ouviu falar no Lord da Guitarra? é o maior guitarrista de todos os tempos!
SEI NÃO
Nunca ouvi, mas pelo geito que você fala ele deve ser muito bom. Qual o seu nome?
ASTROBALDO
Astrobaldo. E o seu?
SEI NÃO
Sei Não.
ASTROBALDO
Como assim?
JORGE
Ele nunca sabe de nada, por isso agente chama ele de Sei Não.
ASTROBALDO
E o seu, como é?
JORGE
Jorge.

Sei Não levanta e dirige-se até Astrobaldo, Jorge permanece onde está.

SEI NÃO
Onde aprendeu a tocar?
ASTROBALDO
Na verdade eu nunca aprendi. Nunca tive instrumento. Agora a pouco um sujeito estranho me deixou com esse aqui e sumiu. De vez em quando passo o dia vendo vídeos do Lord e treinando em um cabo de vassoura... Cara... Isso aí é uma camisa de força?
SEI NÃO
Acordei hoje e estava com esta roupa. Não me lembro onde dormi e nem porque estou vestido assim, mas que importa? A roupa que eu visto não afeta meu comportamento com as pessoas.

Jorge também se levanta e se aproxima, entrando na conversa. Não há nada além da grama no local onde estavam.

JORGE
Ele de vez em quando some e aparece dias depois com uma nota de "cem pilas", mas nunca deixa de usar esta roupa. Nunca descobrimos onde vai e nem porque volta assim.
ASTROBALDO
Faz muito tempo que vocês são amigos?
SEI NÃO
Sei lá...
JORGE
Faz um tempinho.
SEI NÃO
O que vai fazer, agora que conseguiu uma guitarra?
ASTROBALDO
Vou estudar um pouco mais e depois quero montar uma banda.
SEI NÃO
Nós poderíamos tocar com você. Se você quiser, é claro...
ASTROBALDO
Vocês sabem tocar?
SEI NÃO
Eu toco bateria. Na falta de outro músico ele aqui pode tocar baixo, não é Jorge?
JORGE
Vocês estão de brincadeira, né...
ASTROBALDO
Vocês têm instrumento?
SEI NÃO
Claro que temos, você não viu? estão todos ali!

Aponta para o lugar onde estava junto com Jorge. Lá estão uma bateria completa e um baixo dentro da capa.

ASTROBALDO
(meio em dúvida)
Pô cara, eu nem tinha visto!
SEI NÃO
Quando vamos começar os ensaios?
JORGE
Pera aí, pessoal...
Jorge aponta para a garrafa de aguardente que Astrobaldo tinha colocado no chão.
JORGE
...Não consigo fazer nada enquanto ainda estiver sóbrio. Ali ainda tem alguma coisa?

CENA 21

Astrobaldo acorda. Está de ressaca, tem muita dificuldade para abrir os olhos e levantar. Está vestido com a roupa do dia anterior. Olha para o chão e vê um lençol extendido e desarrumado, com um monte de roupas fazendo um travesseiro. Estranha. Presta mais atenção e vê um de seus sapatos enxarcado de água. Levanta-se e vai o objeto, cheira e descobre que é urina. Fica com muita raiva, mas ainda não entendeu nada, está desconcertado.

Vai até a sala, andando devagar.

Está tudo muito bagunçado: CD no chão, garrafas de bebida e copos espalhados, o chão todo sujo e bebida derramada. Sei Não está deitado no sofá, e no chão ao seu lado tem uma poça de vômito.

Astrobaldo não gostou do que viu. Fita a cena por um tempo depois vira-se e vai para o banheiro. Jorge está sentado no vaso com uma revista na mão, as calças arreadas até os joelhos e a porta totalmente aberta.

JORGE
A aí, meu irmão, dormiu bem?
ASTROBALDO
O que vocês estão fazendo em minha casa?
JORGE
Agente tava biritando e você nos convidou pra morar aqui.
ASTROBALDO
(muito espantado)
O quê?
JORGE
Brincadeira. (risos) Sei lá, agente simplesmente resolveu vir pra cá e estamos aí.
ASTROBALDO
O que aconteceu na minha sala?
JORGE
Um furacão resolveu nos visitar de madrugada. Você tava travado...
ASTROBALDO
Aquilo no meu sapato é urina?
JORGE
Foi mal, cara, eu estava muito louco...
ASTROBALDO
Muito louco? você mija no meu sapato e diz que estava muito louco? eu não acredito...
JORGE
Véio, posso te pedir um favor?
ASTROBALDO
(pensando no que fazer e falando consigo mesmo)
...Isso não pode estar acontecendo comigo... é praga que andaram jogando em mim... eu mereço isso, eu mereço isso...
JORGE
É que tem coisas que só dá pra fazer sozinho, sabe... com outro cara me olhando eu fico constrangido e o negócio não consegue descer...
ASTROBALDO
Como é!!??
Jorge apenas encara Astrobaldo e dá de ombros. Astrobaldo olha para ele mas não resiste e vira-se para sair.
JORGE
Ô Astro...
ASTROBALDO
(apenas a voz, irritado)
Que foi?
JORGE
Você tem revista de mulher pelada?

Astrobaldo retorna, está muuuuito irritado, tenta dizer algum desaforo, mas vira-se sem falar nada e sai. Jorge permanece sentado no vaso.

Clique aqui e veja os detalhes do roteiro

Nenhum comentário: